Portal da Prefeitura de Campo Largo.

2° Fórum Municipal de Políticas Étnico Racial é realizado no município

Contando com a presença de mais de 100 adolescentes e de autoridades locais, foram debatidos ideais e explanadas ações afirmativas do COMPER (Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial)

Publicada em: 19/05/2017 às 16:52

Posicionando-se à integração genuína como modelo de vida, prosperidade e, antes de tudo, igualdade, o COMPER de Campo Largo realizou o 2° Fórum do Conselho na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de alunos da rede estadual de ensino e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para debater a importância das ações afirmativas à igualdade de raças nos segmentos social, econômico e político como forma de oficializar a atuação democrática preconizada na Constituição Brasileira referente à temática.

 

 

 

O Presidente do COMPER, Professor Alexandre Cézar, abriu o encontro discorrendo um resumo histórico sobre a escravidão de negros, a exploração dos índios, bem como o genocídio com ambas etnias e a aculturação de povos entre o mundo que foram dizimados pela exploração e colonização.

 

 

 

O palestrante convidado e ativo às causas em prol da igualdade e integração, Sr. Saul Durval – Presidente do Conselho de Política Étnica e Racial de Curitiba, dissertou, primeiramente, aos jovens e líderes públicos presentes na plateia, que sua causa, sua militância é a favor da raça humana - “somos todos da mesma raça e precisamos atuar em discursos e atividades com propriedade, conhecimento e mediante raciocínio lógico, inferindo na sociedade não somente ideais vazios, mas buscar a integral conscientização e mudança à verdadeira causa.

 

 

Os mais de 100 alunos presentes, todos cursando o Ensino Médio, compartilharam do conhecimento e aprenderam sobre a interferência diária que a história traz aos setores comerciais e sociais de uma comunidade, com a perpetuação do racismo e das intolerâncias, sejam elas por religião, cor e/ou opção sexual.

 

 

 

Raízes da Intolerância

Hoje, muitos títulos são anualmente publicados acerca da temática abordada; contudo, a atual sociedade produz cada dia mais escravos de um racismo disfarçado e cruel, onde a busca desenfreada pelo poder e força imperante capitalista ocidental moldaram várias comunidades distintas, porém que não se relacionam e são incapazes de entender e aceitar mudanças socioculturais.

 

 

O 2° Fórum também apresentou a atuação dos 10 anos de ações afirmativas do COMPER e as devolutivas sociais locais. A participação foi aberta à população, gratuitamente, no intuito de alavancar as atividades à causa para que os resultados surjam mediante a existência de um mercado de trabalho e negócios abertos àqueles que ainda vivem sob vulnerabilidades sociais.

Notícias na mesma categoria

Contas do 1º quadrimestre são apresentadas em Audiência Pública na Câmara Municipal
Audiência Pública sobre prestação de contas da Prefeitura é confirmada
Secretaria Municipal de Finanças de Campo Largo tem nova titular
IPTU 2018: Prefeitura divulga calendário de pagamento
Lei Orçamentária é discutida em detalhes na audiência pública