Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Associação de Reciclagem / ARLeV é inaugurada na cidade

Secretaria Municipal de Meio Ambiente avança na oficialização das Associações de Reciclagem

Publicada em: 11/08/2017 às 11:00

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, comemora o avanço em coleta de recicláveis com a instalação e a escritura de projeto para regularizar a ARLeV (Associação de Reciclagem Lutar e Vencer). Na última segunda-feira (10), foi inaugurada a nova sede da Associação - localizada na Avenida Canal, nº 100, no bairro Vila Solene, com a presença da equipe da Secretaria.

 

A nova sede é provisória, visto o termo de sessão de uso do terreno que alojará nova construção - daqui há dois anos - para ampliar os serviços prestados ao município, gerando empregos diretos e indiretos às pessoas que nesta área atuam. Antes, localizada em um galpão na região do Loteamento Gorski, a Associação conta com um empresário que pagará um aluguel, por dois anos, até que a oficialização e a nova sede saiam do papel. Os trâmites necessários, como a licença ambiental, por exemplo, estão em fase de desenvolvimento, junto aos órgãos competentes, mais o auxílio do Executivo.

 

A bióloga da Prefeitura, Walquiria Menna B. Santos, também Secretária Executiva do Grupo R- 20 do Paraná, explica que com a oficialização das associações os coletores informais passam a trabalhar com segurança, utilizando os equipamentos corretos e gerando renda aos trabalhadores locais.

 

A ARLeV iniciou suas atividades no ano de 2014 e, de lá para cá, regularizações no regimento interno e no estatuto acerca dos compromissos dessas associações estão em trâmite através da assessoria e da fusão entre os serviços. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente tem o compromisso na administração da parte documental e elaboração de todo o projeto à regularização das associações, no sentido de angariar recursos federais e prover a valorização de recicláveis.

 

Hoje, a Prefeitura ainda não consegue absorver todos os resíduos - até mesmo pela informalidade (os atravessadores) que executam paralelamente a atividade, contudo sem os cuidados e precauções necessárias.

 

Ao todo, são quatro associações que atuam no município, iniciando pela ASSUR (Associação Unidos da Reciclagem), com vistas a unirem as demais para ampliar a coleta reciclável local.

 

Notícias na mesma categoria

Grupo de voluntários religiosos do Reino Unido constrói casas populares em Campo Largo
Prefeito de Campo Largo sanciona Lei que informa aos usuários do SUS os horários dos profissionais de saúde
Campo-larguense aluna de Publicidade realiza programa de Áudio com ONG
Prefeitura investiga mancha de óleo Diesel no Rio Cambui
Recenseadores chegam a Campo Largo para o Censo Agropecuário 2017