Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Mobilização nacional de Multivacinação acontece neste sábado, dia 16

O Dia “D” acontece das 8h às 17h, em todos os postos de saúde da região urbana da cidade. A mobilização tem como objetivo a atualização da caderneta de crianças e adolescentes.

Publicada em: 13/09/2017 às 12:13

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro em todo o Brasil, sendo o “ Dia D” 16 de Setembro - sábado, destinado ao dia de mobilização nacional. O horário de atendimento será das 8 horas às 17 horas em todas as Unidades de Saúde da região urbana.

 

A Campanha é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem por objetivo o estímulo à atualização da carteirinha de vacinas das crianças e adolescentes.

 

Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem comparecer nas Unidades de Saúde do Município para verificação e atualização da carteirinha vacinal.

 

 

Assim como na vacinação de rotina, basta levar a carteirinha e documento para verificação de quais imunizantes serão necessários. Confira, abaixo, quais vacinas serão oferecidas:

 

Vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos:

BCG, Hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A.

 

 

Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos:

Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV.

Saiba mais sobre as vacinas que estarão disponíveis:

BCG - A imunização contra a tuberculose é oferecida ao nascer, mas ela também está disponível a crianças de até cinco anos que não tomaram a vacina.

Hepatite B - O imunizante é administrado no nascimento, previne contra a Hepatite B. Crianças não vacinadas, no entanto, podem tomar a vacina até um mês de idade.

HPV: A vacina contra o papiloma vírus humano, previne o risco de câncer de colo uterino causado pelo vírus HPV.

 

A  vacina aplicada no adolescente e no adulto é a mesma,  porém o número de doses altera de acordo com a faixa etária:

  • de 15 à 26 anos de idade: 3 doses (zero, dois e seis meses)
  • adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias: são 2 doses (zero e seis meses)

 

Penta - A vacina previne contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite e hepatite B. É oferecida a crianças entre 2 meses e 7 anos em três doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).

 

VIP - A Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é oferecida a crianças entre 2 meses e cinco anos. Cada criança toma três doses da vacina (com intervalo de dois meses entre cada dose).

 

VOPb - A Vacina Oral da Poliomielite Bivalente é oferecida a crianças de 1 a 4 anos como dose de reforço sendo 2 reforços;

 

Rotavírus humano - Podem receber a vacina crianças com idade a partir de um mês e 15 dias até 3 meses e 15 dias. Cada criança recebe duas doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).

 

Pneumocócica 10 valente - A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.

 

Crianças a partir dos dois meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.

 

Meningocócica C conjugada - A vacina protege contra doenças causadas pelo meningococo C (como a meningite). Crianças a partir dos três meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.

 

Febre amarela - A vacina é oferecida a crianças a partir de nove meses de idade, residentes ou viajantes nas áreas com recomendação de vacinação em dose única.

 

Tríplice viral - A vacina previne contra sarampo, caxumba e rubéola é oferecida a crianças a partir dos 12 meses de idade até 49 anos, devendo totalizar duas doses.

 

Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada): As crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral entre 15 meses e quatro anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), desde que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.

 

DTP - A vacina tríplice bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e é administrada em duas doses: a primeira, aos 15 meses; e a segunda, aos 4 anos.

 

Hepatite A - Crianças de 15 meses a 23 meses de idade devem receber uma dose dessa vacina.

 

 

Unidades de Saúde que estarão abertas no dia 16 de Setembro de 2017 :

Águas Claras, Botiatuva, Bateias, Caratuva, Centro de Saúde, Cercadinho, Fazendinha, Ferraria, Guarany, Itaboa, Rivabem, Rondinha, Vila Glória.

 

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Mobilização nacional de Multivacinação acontece neste sábado, dia 16
Vacina de HPV é ampliada para pessoas com até 26 anos; saiba onde se imunizar
Domingo no Parque: Prefeitura celebra mês de valorização da paternidade com ações educativas
Domingo no Parque celebra o mês de promoção à saúde do homem
Campo Largo recebe do Estado novo Respirador para ambulância do Samu