Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Capacitação marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Confira!

Publicada em: 04/10/2017 às 17:05

Na tarde desta quarta-feira (4), as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social promoveram, no Centro de Convivência da 3ª Idade Durval Weber, capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. O treinamento fez parte das comemorações do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, que é celebrado em 4 de outubro.

 

 

 

 

 

Agente Comunitário de Saúde

A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes e outros.

 

 

Centro de Convivência

O Centro de Convivência Durval Weber da 3ª Idade funciona diariamente, das 13h às 17h, com atividades de lazer e convivência social destinada especialmente aos idosos. Além das oficinas de Ginástica, Ioga, Pintura em Tela e bingo, todas as segundas-feiras são realizados os Encontros da Amizade, com danças e atrações musicais. São 450 idosos cadastrados, que eventualmente participam de atividades no Centro.

Notícias na mesma categoria

Febre Amarela: Informação para todos, vacina para quem precisa
Entrega oficial dos certificados do Selo Bronze nas unidades de Saúde
Richa confirma R$ 10 milhões para a saúde de 27 municípios da RMC
Secretaria de Saúde Alerta sobre acidentes com animais peçonhentos no Verão
Unidade de Saúde do Itaboa é danificada por atos de vandalismo na virada do ano