Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Prefeitura de Campo Largo inicia programação do “Outubro Rosa”

Confira!

Publicada em: 05/10/2017 às 13:33

A Secretaria de Saúde de Campo Largo está empenhada no desenvolvimento de ações de orientação e prevenção do câncer de Mama durante o Outubro Rosa, mês dedicado a sensibilização das mulheres para prevenção do câncer de mama, incentivando a realização do autoexame das mamas e os cuidados com a saúde feminina.

 

Historicamente o Outubro Rosa é conhecido como um movimento popular internacional e é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço Rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, sendo que durante este mês a cidade é colorida com tons de cor-de-rosa, para lembrar a importância deste cuidado.

 

O tema da Campanha em Campo Largo este ano é “Sempre há Tempo”, que alerta as mulheres sobre a importância de sempre separar um tempinho para cuidar de sua saúde, pois a prevenção é de grande importância. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. O câncer de mama é o primeiro tipo mais comum entre as mulheres, sendo o segundo o de colo uterino.

 

A campanha tem por objetivo divulgar informações gerais sobre o câncer de mama e colo uterino, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas, informar sobre as recomendações municipais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame, promover coleta de exame preventivo de colo uterino.

 

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos, conforme recomendação do INCA e Ministério da Saúde. No município de Campo Largo no ano de 2016 houve um aumento de 43% da taxa de mortalidade por câncer de mama em relação ao ano de 2015.

 

O autoexame de mamas permite a mulher conhecer seu corpo e perceber alterações nas mamas em pacientes de qualquer idade e deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês. O autoexame consiste na observação da coloração e presença de lesões nas mamas, presença de secreção mamilar ou de nódulos por meio da palpação em toda mama e região axilar. É importante lembrar que este exame não é um método diagnóstico, se perceber alguma alteração procure a unidade básica de saúde.

 

Com relação ao câncer de colo uterino o método de rastreamento recomendado é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), que deve ser oferecido a todas as mulheres que já tiveram atividade sexual, principalmente na faixa etária de 25 a 64 anos.

 

As Unidades de Saúde do município desenvolverão atividades alusivas ao tema, através de equipe multiprofissional, com cronograma que segue abaixo. 

 

Clique aqui e veja a programação completa:

 

 

 

 

Dia 10 de Outubro: Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental 

"A saúde do corpo começa com a saúde da mente".

 

 

Notícias na mesma categoria

Secretaria de Saúde promove mutirões noturnos de Preventivo contra câncer do colo
Campo Largo inaugura nesta sexta-feira (20) a Unidade da Mulher e da Criança
Ações do Outubro Rosa continuam nas unidades de saúde
Prefeitura de Campo Largo promove atividades em unidades de saúde para comemorar Outubro Rosa
10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental