Portal da Prefeitura de Campo Largo.

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

"A saúde do corpo começa com a saúde da mente".

Publicada em: 10/10/2017 às 09:05

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

 

A atenção em saúde mental em Campo Largo é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), ambulatórios de psiquiatria adulto e infância e adolescência. Além de atender pessoas com transtornos mentais, estes espaços acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas e vêm substituindo progressivamente o modelo hospitalocêntrico e manicomial na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelos princípios fundamentais do SUS (universalidade, equidade e integralidade).

 

Os Caps destinam-se ao tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, os quais trazem prejuízo ao indivíduo e ao seu núcleo familiar. As terapêuticas utilizadas nos serviços de saúde mental do município visam o acolhimento do sofrimento psíquico em suas diversas esferas, propiciando o resgate do ser humano para a vida em comunidade, por meio de estratégias de socialização, cultura, numa abordagem psicossocial.

 

O trabalho conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, oficineiros. Os serviços funcionam de segunda a sexta feira, das 8 horas às 17 horas. Para ingressar no tratamento, o usuário participa de um acolhimento realizado pela equipe no qual é realizada uma avaliação e traçado um direcionamento do caso. Os serviços funcionam pela estratégia de porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento. Basta marcar um acolhimento diretamente no local.

 

No mês de outubro, várias atividades de cunho preventivo e de orientação serão desenvolvidas pelos CAPS em comemoração ao Mês da Saúde Mental. Dentre elas estão capacitações aos profissionais da rede, dinâmicas e grupos nas unidades básicas de sáude, palestra de valorização da vida aos pacientes e familiares, apresentações culturais dos usuários do serviço e rodas de conversa na comunidade. Vale ressaltar que essas ações acontecerão integradas as ações do “Outubro Rosa”- mês de conscientização e combate ao câncer de mama, seguindo programação única.

 

 

Notícias na mesma categoria

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe)
Campo Largo sediou o IV Encontro Metropolitano entre Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica
Vocês sabe o que são boas práticas na manipulação de alimentos?
Última Chamada para Vacinação contra Influenza (Gripe)
Divulgado Gabarito do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Médicos