Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher incentiva à conscientização das mulheres sobre sua saúde por meio do Outubro Rosa

Confira!

Publicada em: 24/10/2017 às 15:21

O movimento do Outubro Rosa existe desde a década de 1990 com o objetivo de estimular a participação das mulheres no controle do câncer de mama. A data é celebrada todo ano e incentiva a conscientização sobre a doença por meio de ações educativas e maior acesso aos exames relacionados à saúde da mulher.

 

Sobre o câncer de mama é de extrema importância o diagnóstico precoce da doença por meio do exame de mamografia que deve ser realizado para mulheres conforme indicação e grau de risco e principalmente entre 50 e 69 anos. Além disso a mulher deve conhecer seu corpo por meio do autoexame de mamas e assim ir até a unidade básica de saúde se sentir alguma diferença durante a visualização ou palpação das mamas. O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação e as mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês. A requisição da mamografia é realizada pelo enfermeiro ou médico da unidade básica de saúde assim como as orientações sobre autoexame.

 

Além do câncer de mama outra patologia prevalente na população feminina é o câncer de colo uterino, que pode ser prevenido pelo exame de citopatológico de colo uterino (preventivo). Este exame deve ser oferecido a todas as mulheres que já tiveram atividade sexual, principalmente na faixa etária de 25 a 64 anos, sendo realizado pelo enfermeiro ou médico em todas as unidades básicas de saúde.

 

A fim de facilitar o acesso a este exame a secretaria municipal de saúde organizou mutirões de coleta do exame preventivo do câncer de colo uterino em horário diferenciado, das 17 horas às 21 horas. As coletas acontecem nas Unidades de Saúde com maior demanda do município:

 

· UBS Itaboa - 23 de Outubro – segunda-feira

· Centro de Saúde - 24 de Outubro – terça-feira

· Águas Claras - 25 de Outubro – quarta-feira

· Vila Glória - 26 de Outubro – quinta-feira

· UBS Ferraria – 26 de Outubro – quinta-feira

 

 

Mulheres de outras localidades do município também podem participar dos mutirões, é importante levar cartão SUS e CPF.

 

Além das ações descritas acima é muito importante que todas as mulheres tenham hábitos de vida saudáveis, por meio de alimentação saudável, prática de exercícios físicos, interação social e não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas).

 

No intuito de conscientizar as mulheres servidoras da prefeitura e da população em geral a Secretaria Municipal de Saúde realiza o evento de encerramento do outubro rosa no dia 27 de outubro conforme programação:

 

- 13 horas: Câmara Municipal de Vereadores com abertura do evento, palestras com médicos especialistas e depoimentos de mulheres.

- 15 horas: Saída da Câmara Municipal de Vereadores para caminhada até a praça Getúlio Vargas.

- 16 horas: Ações na praça do museu com orientações multiprofissionais sobre saúde da mulher, saúde bucal, apresentações e atividades da Secretaria Adjunta de Esporte.

 

Neste dia estaremos recebendo lenços para doação às mulheres em tratamento para câncer.

 

 

Fonte: Conselho da Mulher

 

Notícias na mesma categoria

Secretaria da Saúde recebe novo veículo para Vigilância Sanitária
Outubro Rosa termina com promessa de continuar o ano todo
Unidades de Saúde intensificam programação do Outubro Rosa
Campo Largo inaugura sua Unidade da Mulher e da Criança
Secretaria de Saúde promove mutirões noturnos de Preventivo contra câncer do colo