Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo estuda desburocratização de alvarás

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos se reúne com prefeituras de Pinhais e de São José dos Pinhais para debater o tema

Publicada em: 22/12/2017 às 14:53

Nos dias 20 e 21 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos de Campo Largo, através de secretário e equipe técnica, reuniu-se com servidores públicos do Município de Pinhais, das secretarias de desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária e finanças, com o intuito de discutir as ações e iniciativas tomadas para simplificar e desburocratizar a emissão de alvarás.

 

O Município de Pinhais é uma das referências na Região Metropolitana sobre o tema, desenvolvendo um fluxograma próprio de processos, junto ao fornecedor de sistemas, desde março de 2016. O Município de São José dos Pinhais foi um dos pioneiros na implantação do Empresa Fácil, um programa do Estado do Paraná em parceria com a Junta Comercial do Paraná e Sebrae.

 

 

Foram discutidas as etapas do processo de emissão do alvará, os documentos, a geração dos processos de modo digital, a extinção gradual dos processos físicos para abertura de empresas, as responsabilidades de acompanhamento e de relação com os empresários.

 

 

É de consenso entre as prefeituras que a responsabilidade da emissão ágil de alvará depende do alinhamento entre os órgãos envolvidos, além de empresários, associações de empresas e contadores. A desburocratização, portanto, torna-se um processo amplo e de melhoria contínua.

 

Estavam presentes, representando o Município de Campo Largo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, Jean Marcel Torres, além do Diretor de Departamento Mario Augusto Grossman e os servidores estatutários Dirceu Rodrigo da Luz  Negrão e Willian Fermino da Silva.

 

A Prefeitura de Campo Largo criou uma comissão interna composta por membros de cada departamento envolvido (Vigilância Sanitária, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Secretaria de Finanças), com o intuito de tornar a emissão dos alvarás mais ágil e eficiente.

 

“O objetivo dessa conversa com os Municípios de Pinhais e de São José dos Pinhais é promover uma reflexão sobre o processo de emissão de alvará para dar maior celeridade, permitindo com que os empresários de Campo Largo estejam satisfeitos com os serviços prestados pela Prefeitura e vejam-na não como um agente fiscalizador e arrecadador, mas como uma parceira e facilitadora para o sucesso dos negócios desenvolvidos em nossa cidade”, salienta o secretário Jean.

 

 

Notícias na mesma categoria

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza reunião com Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora
Desenvolvimento Econômico do Município apoia curso de mosaico para idosos
Mais de 800 pessoas participaram da 5ª Caminhada Internacional na Natureza
Oficina "SEI Clicar" é ofertada na Sala do Empreendedor da Prefeitura
Desenvolvimento Municipal Econômico oferece consultoria do SEBRAE para microempreendedores individuais