Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo estuda desburocratização de alvarás

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos se reúne com prefeituras de Pinhais e de São José dos Pinhais para debater o tema

Publicada em: 22/12/2017 às 14:53

Nos dias 20 e 21 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos de Campo Largo, através de secretário e equipe técnica, reuniu-se com servidores públicos do Município de Pinhais, das secretarias de desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária e finanças, com o intuito de discutir as ações e iniciativas tomadas para simplificar e desburocratizar a emissão de alvarás.

 

O Município de Pinhais é uma das referências na Região Metropolitana sobre o tema, desenvolvendo um fluxograma próprio de processos, junto ao fornecedor de sistemas, desde março de 2016. O Município de São José dos Pinhais foi um dos pioneiros na implantação do Empresa Fácil, um programa do Estado do Paraná em parceria com a Junta Comercial do Paraná e Sebrae.

 

 

Foram discutidas as etapas do processo de emissão do alvará, os documentos, a geração dos processos de modo digital, a extinção gradual dos processos físicos para abertura de empresas, as responsabilidades de acompanhamento e de relação com os empresários.

 

 

É de consenso entre as prefeituras que a responsabilidade da emissão ágil de alvará depende do alinhamento entre os órgãos envolvidos, além de empresários, associações de empresas e contadores. A desburocratização, portanto, torna-se um processo amplo e de melhoria contínua.

 

Estavam presentes, representando o Município de Campo Largo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, Jean Marcel Torres, além do Diretor de Departamento Mario Augusto Grossman e os servidores estatutários Dirceu Rodrigo da Luz  Negrão e Willian Fermino da Silva.

 

A Prefeitura de Campo Largo criou uma comissão interna composta por membros de cada departamento envolvido (Vigilância Sanitária, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Secretaria de Finanças), com o intuito de tornar a emissão dos alvarás mais ágil e eficiente.

 

“O objetivo dessa conversa com os Municípios de Pinhais e de São José dos Pinhais é promover uma reflexão sobre o processo de emissão de alvará para dar maior celeridade, permitindo com que os empresários de Campo Largo estejam satisfeitos com os serviços prestados pela Prefeitura e vejam-na não como um agente fiscalizador e arrecadador, mas como uma parceira e facilitadora para o sucesso dos negócios desenvolvidos em nossa cidade”, salienta o secretário Jean.

 

 

Notícias na mesma categoria

Desenvolvimento Econômico do Município apoia curso de mosaico para idosos
Mais de 800 pessoas participaram da 5ª Caminhada Internacional na Natureza
Oficina "SEI Clicar" é ofertada na Sala do Empreendedor da Prefeitura
Desenvolvimento Municipal Econômico oferece consultoria do SEBRAE para microempreendedores individuais
Liberada a licença ambiental para a instalação do City Center Outlet