Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Última Chamada para Vacinação contra Influenza (Gripe)

Prefeitura alerta a necessidade para que as pessoas consideradas pertencentes aos grupos prioritários se conscientizem da importância da vacinação e procurem as Unidades Básicas de Saúde mais próximas

Publicada em: 14/06/2018 às 11:28

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, informa última chamada de Vacinação contra a Gripe, sendo aos que pertencem ao público-alvo da campanha de vacinação até o dia 15 de junho de 2018 - devem procurar a vacina contra Influenza nas Unidades Básicas de Saúde. Com essa medida, espera-se aumentar a taxa de cobertura vacinal, destinada aos grupos prioritários.

O Departamento de Vigilância em Saúde informa que os grupos de risco não compareceram, tornando a cobertura vacinal baixa - em crianças, gestantes e professores, através de dados atualizados no sistema SIPNI WEB, às porcentagens dos grupos prioritários, que são: crianças 43.43%, trabalhadores da Saúde 63.32%, gestantes 42.71%, puérperas 60.85%, idosos 74.07%, professores 53.93%, com um total geral de 60.16% até o momento.

A Prefeitura alerta a necessidade para que as pessoas consideradas pertencentes aos grupos prioritários se conscientizem da importância da vacinação e procurem as Unidades Básicas de Saúde mais próximas. Destaca-se atenção em relação às crianças por necessitarem da responsabilidade dos pais ou responsáveis e também em relação às gestantes, que devem estar fazendo acompanhamento de pré-natal e ter indicação para ser imunizada contra o vírus, cuidado este com a gestante e com a criança em desenvolvimento, a qual também já estará imunizada.

Outra atenção é com o grupo prioritário da classe de professores que ganharam o direito à vacinação gratuita: basta apresentar o contracheque, comprovando a profissão e o vínculo com a instituição de ensino.

Serão disponibilizadas doses da vacina contra os tipos mais graves da doença, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2, com validade de ano.

 

Quem são os Grupos Prioritários

 

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os trabalhadores da saúde, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Por fim, a vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus Influenza - nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

"Essas pessoas precisam se vacinar para não correr risco de complicações, caso tenham contato com o vírus", conclui Leoni de J. dos Santos, enfermeira e diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde.

Notícias na mesma categoria

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe)
Campo Largo sediou o IV Encontro Metropolitano entre Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica
Vocês sabe o que são boas práticas na manipulação de alimentos?
Divulgado Gabarito do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Médicos
Campanha contra Influenza segue no município