Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Educação e Saúde Ambiental: uma parceria de Cidadania

Alunos da rede de ensino de Campo Largo assistem e aprendem com palestra sobre cuidados com animais, saúde e meio ambiente

Publicada em: 29/11/2018 às 14:13

Cerca de 1.600 alunos dos terceiros anos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Lago assistiram à peça Bichos Estimados”, da Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental. O evento foi realizado no espaço da Igreja Presbiteriana do Itaqui e contou com a presença da secretária de Saúde, Chrystiane Chemin, secretária adjunta de Educação, Bernadeth Cequinel, vereadora Clea Oliveira e representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e entidades de proteção animal.

 

 

O teatro, apresentado pelo grupo Parabolé, conta, de forma criativa, o dia a dia dos animais de estimação. A história prende a atenção das crianças de forma lúdica, sensibilizante e divertida, com situações vividas por um cão, um gato e um cavalo. O cão é um filhote que nasceu em condições em que não existe a guarda responsável da sua mãe e de toda ninhada, que vive na rua. O gato foi maltratado cruelmente por uma pessoa e o cavalo utilizado para tração de forma abusiva. Nessas relações com os seres humanos, é possível notar a importância em ensinar as nossas crianças, desde a primeira infância, a construir um relacionamento harmonioso, responsável e saudável com os animais e o meio ambiente.

É o terceiro ano que a peça é concretizada, sensibilizando as crianças a perceberem que todos os seres vivos necessitam de cuidados, que preocupar-se com as necessidades do outro, incluindo os animais, é uma virtude que encoraja o desenvolvimento da confiança, humildade e dignidade do ser humano; e que o amor, o respeito e o cuidado para com os animais é reflexo de cidadania e do grau de desenvolvimento de uma sociedade.

 

 

Por fim, também aproveitou-se esse momento de reflexão com as crianças, relembrando as medidas necessárias para que o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya não prolifere no nosso município. Para tanto, o mosquito mascote recebeu todas as crianças no local, conscientizando-os que o melhor remédio continua sendo a prevenção e, que esta, começa dentro das nossas casas.

 

Notícias na mesma categoria

Vigilância em Saúde Ambiental informa sobre animais peçonhentos no verão
Agentes de Saúde de Campo Largo recebem tablets como novo instrumento de trabalho
Prefeitura adquire mais uma nova ambulância
Saúde amplia atendimento e incentiva partos em hospitais do Município
Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti