Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Educação e Saúde Ambiental: uma parceria de Cidadania

Alunos da rede de ensino de Campo Largo assistem e aprendem com palestra sobre cuidados com animais, saúde e meio ambiente

Publicada em: 29/11/2018 às 14:13

Cerca de 1.600 alunos dos terceiros anos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Lago assistiram à peça Bichos Estimados”, da Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental. O evento foi realizado no espaço da Igreja Presbiteriana do Itaqui e contou com a presença da secretária de Saúde, Chrystiane Chemin, secretária adjunta de Educação, Bernadeth Cequinel, vereadora Clea Oliveira e representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e entidades de proteção animal.

 

 

O teatro, apresentado pelo grupo Parabolé, conta, de forma criativa, o dia a dia dos animais de estimação. A história prende a atenção das crianças de forma lúdica, sensibilizante e divertida, com situações vividas por um cão, um gato e um cavalo. O cão é um filhote que nasceu em condições em que não existe a guarda responsável da sua mãe e de toda ninhada, que vive na rua. O gato foi maltratado cruelmente por uma pessoa e o cavalo utilizado para tração de forma abusiva. Nessas relações com os seres humanos, é possível notar a importância em ensinar as nossas crianças, desde a primeira infância, a construir um relacionamento harmonioso, responsável e saudável com os animais e o meio ambiente.

É o terceiro ano que a peça é concretizada, sensibilizando as crianças a perceberem que todos os seres vivos necessitam de cuidados, que preocupar-se com as necessidades do outro, incluindo os animais, é uma virtude que encoraja o desenvolvimento da confiança, humildade e dignidade do ser humano; e que o amor, o respeito e o cuidado para com os animais é reflexo de cidadania e do grau de desenvolvimento de uma sociedade.

 

 

Por fim, também aproveitou-se esse momento de reflexão com as crianças, relembrando as medidas necessárias para que o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya não prolifere no nosso município. Para tanto, o mosquito mascote recebeu todas as crianças no local, conscientizando-os que o melhor remédio continua sendo a prevenção e, que esta, começa dentro das nossas casas.

 

Notícias na mesma categoria

Ação de Saúde da Mulher é levada às Unidades de Saúde centrais
Secretaria de Saúde de Campo Largo promove inúmeras ações às Mulheres Campo-larguenses
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMOU UM MÊS TODO ESPECIAL PARA AS MULHERES COM MUITAS AÇÕES DESTINADAS A SAÚDE E BEM ESTAR DA MULHER.
Fevereiro Roxo
Fevereiro Roxo - Atenção ao Lúpus