Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Semana Pedagógica é realizada com profissionais da área da Educação Municipal

Professores Motivados

Publicada em: 15/02/2019 às 16:26

A  Semana Pedagógica - 2019 dos profissionais de educação da Rede Municipal de Campo Largo iniciou no dia 7 de fevereiro, contando com a presença de gestores públicos, lideranças públicas, palestrantes e representantes de órgãos de defesa da criança e do adolescente.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação e Esporte, Dorotéa Stoco, enalteceu o trabalho de todos ressaltando a importância do amor às ações efetuadas por cada profissional. Realizou, ainda, um momento ecumênico de ação de graças pelo ano que inicia. O vice-prefeito Mauricio Rivabem participou dos eventos e disse que tem grande satisfação em falar com a classe educadora da rede de ensino municipal, visto a qualidade do trabalho conjunto efetivamente prestado.

 

 

Durante quatro dias, foram realizadas palestras com o objetivo de promover a formação continuada à classe pautada em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, o modo a fundamentar os profissionais da Educação para o planejamento do ano letivo.

 

 

Professores Motivados

 

"Resultados Significativos" foi o tema da primeira palestra realizada pelo docente Edson José de Oliveira Santos, que procurou sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância de manter a autoestima e a busca da automotivação, de como encontrar sentido nas tarefas diárias e de que forma utilizá-las como aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Neste mesmo dia o professor Everton Luiz Renaud de Paula explanou sobre o tema "Ação, Inovação e Transformação na Educação" mostrando aos presentes que o professor é um agente de transformação e não uma pessoa passível e estagnada que resiste às mudanças, analisando o papel docente de investigação e reflexão de sua prática, que deve ocorrer através da atualização constante, rompendo paradigmas e proporcionando uma aula que inspire e instigue seus alunos a aprenderem cada vez mais e melhor.

No dia 8 de fevereiro foram realizadas duas palestras debatendo sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, com os palestrantes Fernando Moreira Barnabé e Carlos Alberto Gonçalves de Oliveira, visando aproximar os docentes deste documento que norteará a Educação Nacional, os desafios de sua implantação e como está organizado. O dia foi encerrado com um momento cultural dos palhaços ALÍPIO e a SOMBRINHA, que encantaram a todos de forma leve e divertida e expuseram sobre a importância dos professores no contexto sociocultural.

 

 

O dia 11 iniciou com a entrega dos cadernos  pedagógicos - pela secretária de Educação e Esporte - e com a fala do prefeito municipal Marcelo Puppi, que proferiu palavras de incentivo e determinação aos docentes. Este dia foi destinado à reflexão sobre o problema da indisciplina escolar, queixa recorrente dos profissionais da educação. A palestrante Adriana Ribas buscou fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliem os educadores no processo de ensino dos seus alunos, permitindo que eles melhorem o comportamento e ampliem o desempenho, criando hábitos de estudos através de elementos da psicologia positiva.

A professora Jane Tosin, em outra palestra, debateu o tema "Currículo em (RE) Construção: Desafio para os Professores para revisar e entender o PPP – Projeto Político Pedagógico" - este último como organizador da ação pedagógica ao estabelecer metas e planos para toda a comunidade, o que possibilita avanços e construção de novos saberes e práticas.

 

 

O último dia de palestras fez todos refletirem sobre arotina, tempo, espaço e a formação do professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O palestrante Marcos Rafael Tonietto buscou instrumentalizar os educadores para que possam desenvolver uma proposta de construção de conhecimentos a partir da rotina, administrando o tempo, o espaço, embasados nas concepções educativas interdisciplinares. Fechando o ciclo de palestras, o professor Julio Cesar Luchmann explanou sobre "Competências, Cérebro e Neurociência". Buscou reconhecer a neurociência como ramo da ciência ou conjunto de conhecimentos que se refere ao sistema nervoso que, por sua vez, envolve desde a morfologia do cérebro, suas áreas e o processamento das informações, até a conexão desse sistema com os sentidos, ou seja, como a pessoa percebe e interage com o ambiente. Relatou, também, como o estudo da neurociência pode contribuir para o trabalho do docente, percebendo como a neurociência e a neurodidática abalam métodos tradicionais de ensino e sugerem outras abordagens nas salas de aula. Cabe ressaltar que esta palestra foi realizada de forma cantada, o que empolgou, ainda mais, todos os presentes.

No dia 13 encerrou-se a Semana Pedagógica com atividades de reunião e planejamento nas 59 instituições de ensino do município.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte deixou explícito o que acredita com o slogan utilizado durante o evento “Somos mestres com poderes de deixar marcas na história da humanidade!"

 

Notícias na mesma categoria

Educação Municipal participa de Programa contra Trabalho Infantil
CAMPO LARGO E BALSA NOVA ACERTAM EM CONJUNTO A EDUCAÇÃO NAS REGIÕES DE DIVISA
Diretoras das Escolas Municipais recebem orientações sobre Prova Paraná
Graduação Superior Gratuita
Secretaria Municipal de Educação e Esporte faz aquisição de Mesas Interativas para alunos da Educação Especial