Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
Desenvolvimento
Social

26 abril 2019, 15:29

Nota sobre Instituições de Longa Permanência para Idosos em Campo Largo

Ante o crescente número de abertura de Instituições de Longa Permanência para Idosos (antigamente chamados de asilos) no município de Campo Largo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Paraná (4ª Promotoria de Justiça), bem como a Secretaria de Saúde, realizou, no ano de 2018, diversas reuniões para estipulação de ações e cronograma das fiscalizações das referidas instituições.

No início deste ano foi fixado calendário de inspeções as quais são realizadas em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (CREAS e Rede de Proteção), Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Secretaria de Finanças, através do Setor Tributário, Conselho do Idoso e Ministério Público do Paraná (4ª Promotoria de Justiça), onde todos os órgão se reúnem na SMDS (bloco 1 da Prefeitura) e definem a instituição a ser inspecionada naquele dia, a fim de detectar e orientar as instituições nos seus diversos aspectos e peculiaridades.

Essas ações conjuntas têm se mostrado eficientes e de suma importância para a defesa dos direitos dos idosos e, o Ministério Público, tem papel importante neste cenário, vez que faz executar judicialmente as ações decididas pela equipe que realiza as inspeções.

Em paralelo a isso, ainda dentro da temática da garantia dos direitos ao idoso, tem-se desenvolvido junto à Rede de Proteção do Município, uma Lei específica para criação e fiscalização das Instituições de Longa Permanência no Município de Campo Largo, além de um protocolo de qualidade que visa facilitar os profissionais da área para controle e ações junto a essas instituições.

O Protocolo de Qualidade em Instituições de Longa Permanência para Idosos será lançado oficialmente no dia 22 de maio de 2019, na Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI”.

A responsável pela Pasta no município, Zeila Plath, enfatiza que quando os agentes se veem parte da Rede de Proteção, a mesma se fortalece, propiciando a preservação de direitos dos cidadãos.

Diversas são as ações em prol e visando a garantia dos direitos dos idosos realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, no município de Campo Largo, e se constatada qualquer situação de risco ou violência aos idosos, denuncie via 156, ou  entre em contato pelos números de telefone abaixo:

  • Coordenação da Rede de Proteção: 3291-5144
  • CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – (41) 3291-5124
  • Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – (41) 3291-5198
  • Disque Idoso Paraná – 0800 41 0001 (ligação gratuita)
  • Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Largo – (41) 3291-5016
  • Vigilância Sanitária de Campo Largo – (41) 3291-5116
  • 4ª Promotoria de Justiça de Campo Largo – (41) 3292-3821