Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
Desenvolvimento
Social

12 julho 2019, 10:46

Desenvolvimento Social discute importância da inclusão da pessoa com deficiência

A integração do trabalho entre as políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência é pauta entre agentes públicos e a sociedade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social  promoveu no início do mês uma roda de conversa  sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A atividade foi realizada na Escola do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado – Modalidade Educação Especial. O público-alvo desta roda de conversa foi a família.

A fala da assistente social Joelma Ferreira, servidora do INSS, abordou temas relacionados aos benefícios sociais, enfatizando o Benefício de Prestação Continuada – BPC, e esclarecendo dúvidas trazidas pelos pais ou responsáveis.

A equipe de servidores do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) explanou acerca da inclusão da pessoa com deficiência atrelada ao aprendizado no ambiente escolar. Também foram abordados os desafios da inclusão na sociedade das pessoas que possuem algum tipo de limitação física, mental ou intelectual, bem como a inclusão no mercado de trabalho, as possibilidades de ampliar o olhar sobre o tema, que ainda é visto com preconceito.

Marilda Marochi, assistente social lotada junto ao CREAS, ressaltou que “a pessoa com deficiência, antes vista como alguém inválida e incapacitada, era constantemente excluída do convívio social. Hoje, com políticas públicas de inclusão e uma mudança de pensamento da sociedade, este conceito avança e possibilita a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar, no trabalho e na sociedade”.

Para encerrar as atividades, uma fala encorajadora do servidor municipal deficiente visual, Adriano Chemin, compartilhou o momento e testemunhou as experiências de vida de uma pessoa com deficiência, relatando suas conquistas e seus desafios diante da vida.

A secretária de Desenvolvimento Social de Campo Largo destaca que a construção de políticas de desenvolvimento social é realizada com ampla participação popular, em gestão compartilhada com estados e municípios, com vistas à transformação social através de ações, programas e projetos que associem o crescimento com desenvolvimento e inclusão social.