Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
GovernoGerais

19 setembro 2019, 11:22

3ª Nota Técnica Oficial – Trabalhos de Contingenciamento da Prefeitura de Campo Largo

Com relação às fortes chuvas no início da noite de ontem (18/09):

1) As equipes da Prefeitura de Campo Largo enfrentam mais um teste de Resiliência. A Defesa Civil Municipal informa que não houve vítimas, nem lesão corporal de qualquer natureza. As áreas mais afetadas foram o Itaqui de Cima e o São Caetano. Este último, é dividido em solo campo-larguense e de Balsa Nova. Ressalta-se que o município de Balsa Nova, nesta localidade, teve suporte técnico da equipe da Defesa Civil de Campo Largo.

2) Sobre as três Casas Hospitalares, a Secretaria Municipal de Saúde relata que os atendimentos seguem com normalidade. As equipe técnicas conseguiram encaminhar pacientes prioritários (estado grave) pela Central de Leitos, através do Programa SAMU Zero. Encaminhamentos válidos por 12 horas. No Centro Médico Hospitalar, a Prefeitura reforça somente atendimentos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. As equipes municipais, neste momento, fazem levantamento das calhas quebradas e pontos de energia interrompidos. Continua, nas próximas horas, o sistema de Triagem.

Três Unidades Básicas de Saúde foram afetadas e estão sem internet. Contudo, realizam atendimento à população.

A Prefeitura destaca a presença e apoio do Governo do Estado através dos serviços da Central de Leitos – Programa SAMU Zero. Também agradece e firma respeito pela rápida solução no contingenciamento dos problemas ocasionados pelas chuvas, pela equipe dos dois hospitais do Rocio – que são particulares.

3) A COCEL disponibilizou reforço técnico durante toda a madrugada e avalia casos que tiveram problemas na rede de distribuição de energia: houve grande número de queda de galhos e árvores sobre à rede. Cerca de 10 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido – em menor ou maior intensidade – quase que em todos os bairros do município. Houve queda de um poste. O fornecimento de energia foi normalizado; contudo, aproximadamente 1 mil unidades continuam sem energia em área rurais, problemas, estes, isolados que devem ser corrigidos até o fim do dia.

4) A Educação Municipal reforça que os alunos das escolas municipais não sofreram alteração no calendário escolar. As calhas de alguns estabelecimentos de ensino não venceram a força da água e foram pontualmente afetadas, casos que já passam por reparos pela equipe técnica da Manutenção, da Prefeitura de Campo Largo.

5) As equipes de Conservação e Limpeza Pública seguem com os trabalhos de remoção das sujeiras durante todo o dia à  restauração da normalidade nos parques, praças, calçadas e em todos os pontos de Patrimônio Público.

6) A Guarda Municipal e a Defesa Civil relatam que 50 kits de lonas foram entregues, em medida emergencial, inclusive à população de Balsa Nova. Informam que as áreas mais atingidas foram Itaqui de Cima, São Caetano, Rivabem, Jardim Lise e Itaboa. Reforços foram enviados às regiões.

A Defesa Civil destaca que não precisou de apoio do mesmo órgão no Estado, abrindo espaço para que outros município afetados contemplassem a ajuda necessária.

A Prefeitura de Campo Largo, em primeiro lugar, reafirma inteira disposição nos trabalhos necessários e agradece os esforços de todos os servidores públicos, através de muita agilidade e presteza, para sanar as demandas em cada área. Também agradece a população campo-larguense pela correta divulgação dos dados, das notas técnicas e informações, em tempo real, fornecidas pela mídia institucional e pela imprensa local.

Para informações, ajuda e suporte disque 199 – Defesa Civil Municipal ou 153 – Emergencial Guarda Municipal de Campo Largo.