Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
Comunicação,
Cultura e Relações
Institucionais

Biblioteca Cidadã Odila Portugal Castagnoli na Ferraria está com novidades

Antigo Tele-Centro agora chama-se “Espaço Cidadão”

Localizada na Estrada do Mato Grosso, 9734, a Biblioteca Cidadã da Ferraria conta agora com os serviços do ESPAÇO CIDADÃO. Anteriormente chamado de Tele-Centro, este projeto é uma parceria com o Governo Estadual que tem como objetivo promover o acesso à internet para pessoas carentes e que não possuem o acesso em suas casas.

Acesso à Rede

Uma sala com computadores está à disposição da população, gratuitamente, que frequenta o local para acessar serviços públicos onde os cadastros podem ser realizados online, como agendamentos de RG, boletins de ocorrência, consulta de benefícios, confecção de currículos e cadastros em empresas de recrutamento, e demais serviços que se utilizam da rede mundial de computadores.

Leitura

Não poderia faltar também o espaço para a leitura; uma ampla sala com diversas obras literárias está à disposição dos cidadãos que queiram praticar a leitura no local, ou até mesmo realizar empréstimos de livros, caso achem mais viável.

Isabel de Souza, de 14 anos, moradora da região, vai até o local com o intuito de emprestar livros para a leitura: “…acho muito legal este espaço, é uma oportunidade que temos em ter acesso a diversas obras literárias. Gosto de todos os tipos de títulos e aqui consigo encontrar tudo o que desejo, desde o infantil até mitologia. Esta, é a minha leitura preferida”, finalizou Isabel.

Oportunidade

Solange Motino, bibliotecária, que há oito anos trabalha no local, disse que a procura é grande de pessoas que usam o Espaço Cidadão. “Muitas pessoas ainda não possuem o acesso da internet em casa e buscam aqui essa oportunidade, e tem também aquelas pessoas que chegaram aqui sem saber ligar um computador, e hoje escrevem seus próprios textos, suas próprias histórias; é gratificante ver como este espaço é impactante na vida das pessoas”.

Serviços

A Biblioteca Cidadã Odila Portugal Castagnoli funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h, com espaço de leitura para todas as idades, inclusive um espaço para o público infantil, com brinquedos pedagógicos e muitas revistas em quadrinhos, além de livros de histórias. O Espaço também já abrigou oficinas e cursos para os moradores. No momento não há cursos em andamento, e para informações de aberturas de novas atividades, podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3649-3956.