Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
Comunicação,
Cultura e Relações
InstitucionaisGovernoGerais

Prefeitura informa população sobre Medidas Preventivas para os dias de temporais

A equipe da Prefeitura de Campo Largo comunica o cidadão campo-larguense sobre algumas dicas e mudanças de hábitos importantes para que a população não seja deparada com conflitos, quando houver catástrofes e desordens naturais/climáticas.

Infelizmente, o município de Campo Largo já foi vítima de incidentes naturais, o mais severo ocorrido no ano de 2014, que ainda deixa marcas da destruição ocorrida naquele ano. Com a situação, a Prefeitura criou o projeto Cidade Resiliente, que é a união de esforços entre todos os setores da sociedade para prevenir a atuar mediante conflitos naturais.

Segundo Wilson Battochio Aparicio, coordenador da Defesa Civil de Campo Largo, “o município é uma cidade de médio porte, o que nos permite ter uma boa amostra em diversas situações, pois possuímos uma condição geográfica bem variada com serras, planícies, rios, entre outros”.

Prevenção como Solução – Medidas preventivas devem ser adotadas por todos para evitar que maiores danos possam ocorrer. A prevenção sempre é a melhor solução. Confira algumas das medidas que devem ser praticadas para reduzir danos em casos de adversidades temporais:

– Ficar sempre em local seguro;

– Desligar todos os objetos elétricos da tomada;

– Antes de subir no telhado para algum conserto, avaliar a segurança;

– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;
– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;
– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;
– Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;
– Ventos fortes podem levar à queda de árvores sobre carros e casas;
– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua;
– Além do asfalto molhado, poças d’água dificultam a frenagem, o que pode provocar colisões, principalmente em horários de grande fluxo de veículos. A visibilidade também pode ficar comprometida;

– Embaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão. O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação.

Equipes da Guarda Municipal, das Administrações Regionais, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito – Detran, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social estão mobilizadas para atender a população após e durante as chuvas.

A previsão do tempo para esta noite (19/09), segundo dados do Simepar, é de 55% de chance de chuva e vento Norte, 9 km/h.