Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
GeraisSaúde

11 outubro 2019, 16:53

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse para Gestão 2019 – 2023

Foram empossados 28 membros para a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde de Campo Largo na noite desta quinta-feira (10/10), em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura Municipal.

Com a presença e palavra do Secretário de Estado de Saúde do Paraná, Beto Preto, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, condecorou a nova equipe e destacou o avanço na Saúde Pública do município através do trabalho dos conselheiros, da equipe municipal, da parceria com o Governo do Estado e da sólida eficiência dos prestadores de serviços do município, nos âmbitos da saúde pública e privada.

Sob a direção do presidente empossado, Nilson Pereira, a cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas, destacando a participação efetiva da população através das Associações de Moradores dos Bairros de Campo Largo.

O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, parabenizou o Conselho e a Administração Pública pela efetiva prestação dos serviços em saúde, avaliando que o Estado está se recuperando no segmento e que, para o próximo, espera integrar e articular serviços e estrutura aos municípios paranaenses.

O prefeito Marcelo Puppi avaliou que o município possui significativa estrutura na área e desenvolveu inúmeros projetos em benefício da população, como a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, a reestruturação (em desenvolvimento) da UPA central, o convênio com o programa REVALIDA, a reforma da Unidade de Saúde do centro, a ampliação dos serviços de pré-natal em parceria com o Hospital do Rocio, onde todas as gestantes do município têm apoio e suporte para ter o filho no Hospital referência. Também destacou a ampliação e nova estrutura da Central Municipal de Medicamentos, a realocação do NIS III, a Farmácia Especial para todos, os trabalhos na área da Vigilância em Saúde e Epidemiológica, que percorrem todos os bairros diariamente, inclusive nas Unidades do interior, enfim, demonstrando o real desenvolvimento em Saúde Pública e alcance para todos, de maneira igualitária.

CONSELHO – O presidente Nilson Pereira parabenizou e agradeceu o apoio da Prefeitura de Campo Largo e estreita laços com outros conselhos e instituições de Saúde da RMC para cada vez mais trabalhar com eficácia em prol da população.

O Conselho Municipal de Saúde tem como principal missão fiscalizar todas as atividades pertinentes à pasta da Saúde no Município. Este Conselho Municipal foi instituído pela Lei 908 de 8 de abril de 1991, tendo seu regimento aprovado através do Decreto 227 de 2018. Sua atribuições perante o município são controlar o dinheiro da Saúde, acompanhar verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a Saúde, controlar as execuções das ações na Saúde; deve-se reunir uma vês ao mês, a fim de tratar assuntos do Conselho.

PARTICIPAÇÃO – Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Balsa Nova, Luiz Claudio Costa, representantes do Deputado Federal Ricardo Barros, representantes da Saúde Pública de Araucária, Curitiba, representantes dos prestadores de serviços em Saúde de Campo Largo, Estado e País, nas pessoas de Luiz Ernesto Wendler, Eduardo Wendler e Volnei Guareschi, secretários municipais, vereadores de Campo Largo, presidente da Cocel, representantes de Conselhos de Saúde de municípios vizinhos, médicos que atuam nos equipamentos públicos de Saúde de Campo Largo – todos envolvidos com a causa da Saúde Pública para aperfeiçoar e trabalhar de maneira integrada à população campo-larguense.