Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
Comunicação,
Cultura e Relações
InstitucionaisGerais

Exposição artística chama a atenção para os impactos gerados com a produção de lixo

Crianças desenvolveram obras de mais 2 metros de altura a partir de material reciclável

O projeto TETEAR Tech – Tempo de Temperar Arte apresenta, pelo segundo ano consecutivo, um coletivo de obras de arte desenvolvidas por alunos participantes das aulas de artes plásticas, uma das expressões artísticas que compõem o projeto. Cerca de 25 alunos, orientados pelo artista plástico e arte educador Toto Lopes, participaram ativamente da escolha dos subtemas, escolha de materiais à conclusão. O resultado são oito telas artísticas de 2,20 x 1,60 que serão expostas no Espaço da Cidadania em Campo Largo de 7 a 21 de novembro.

Como ponto de partida foi escolhido o tema Urbanidade e a partir dele as crianças pensaram em como expressar o caos do excesso de produção de lixo, os impactos que isso gera no planeta. O resultado são releituras de obras tradicionais como Monalisa e outras bastante expressivas e reflexivas como Poluição dos Mares; Diversidade e Amazônia, esse último chamando a atenção do público para o incêndio que acometeu a região recentemente. Todas elas foram elaboradas a partir de material reciclável como plástico, papel e embalagens de produtos diversos. “Inicialmente foram realizadas algumas atividades com desenhos para que os estudantes aprendessem e exercitassem técnicas. Depois, realizaram em conjunto uma pesquisa de cores, tons e elementos para transformar tudo em exercícios iniciais em desenhos de maior escala, para então entrar no processo de criação final”,  explica Lopes sobre o processo de desenvolvimento com os alunos do Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi. “É gratificante ver o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças desde maio deste ano. Eles se engajaram e se esforçaram e foram protagonistas de todo o processo. O próprio formato da exposição com a maioria dos quadros apoiados no piso é para ressignificar o olhar para o lixo no chão, o poder de transformação através da consciência e da arte”, ressalta o idealizador do projeto, Nélio Spréa.

A visitação à mostra é gratuita e pode ser feita diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (Rua Centenário, 2245, Campo Largo). Idealizado e realizado pela Parabolé Educação e Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto TETEAR Tech conta com o patrocínio da Caterpillar. Os alunos que participam recebem instrução artística durante o contraturno escolar em aulas 100% gratuitas. Ao todo são atendidos 850 estudantes em 13 diferentes oficinas oferecidas em Campo Largo, no Paraná, e também em Piracicaba, no estado de São Paulo.

Sobre o TETEAR Tech

O TETEAR Tech é um projeto que integra Arte e Tecnologia, propiciando o contato de crianças e adolescentes com uma proposta de educação mão na massa que dialoga com as práticas tradicionais da escola através de uma abordagem criativa e integradora. Em 2019 foram atendidos 850 estudantes com oficinas de Aprendizagem Criativa, Artes Plásticas, Circo, Dança, Marcenaria, Música, Teatro e Robótica, semanais e gratuitas, durante todo ano letivo em escolas públicas e projetos socioassistenciais de Campo Largo/PR e Piracicaba/SP. As atividades são pautadas no desenvolvimento de habilidades agrupadas nos 4Cs – Criatividade, Colaboratividade, Comunicação e Criticidade, requisitos fundamentais como competências do século XXI. O projeto tem seu viés pedagógico centrado na Pedagogia de Projetos fazendo uso de metodologias ativas por meio de uma abordagem prática, focada no fazer. Para tanto, usando de abordagens calcadas no Movimento Maker e no STEAM, acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Sobre a Parabolé

A Parabolé Educação e Cultura é uma usina de soluções culturais e projetos educativos. Tem como clientes empresas, escolas, secretarias de educação, cultura e desenvolvimento social. Fundada em 2008, atua na formação de educadores, mantém um conjunto de oficinas artísticas e produz espetáculos, músicas, livros e filmes direcionados a crianças, adolescentes, agentes sociais, educadores e pais. A equipe se vale da integração de diferentes linguagens artísticas para idealizar e desenvolver ações culturais dotadas de valor educacional e social. Possui mais de 60 projetos culturais já realizados e funciona em constante estado criativo. Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé tem como principal missão utilizar a arte como elemento de transformação. Detalhes do projeto e outras iniciativas da produtora estão em www.tetear.com.br e www.parabole.com.br

Serviço

O que: Exposição Artes Plásticas TETEAR Tech

Onde: Espaço da Cidadania – Rua Centenário, 2245 – Centro – Campo Largo

Informações: @parabole.com.br ou www.tetear.com.br

Crédito de fotos: Lucas Rachinski / Brunno Zotto

Paula Martins – Jornalista