Prefeitura Municipal de Campo Largo

Notícias
GeraisSaúdeGerais

10 julho 2020, 15:48

Prefeitura inicia testagem para a COVID-19 em instituições de longa permanência de idosos

Começou na segunda-feira (06) a realização de exames para detecção da COVID-19 em instituições de longa permanência de idosos no município. Todos os idosos que residem nestas instituições e também os funcionários farão os exames, que serão repetidos semanalmente.

Na primeira etapa foram realizados testes rápidos e também exames do tipo “RT-PCR” – teste de biologia molecular, neste tipo de teste a amostra é coletada da mucosa com swab (cononete). O acompanhamento semanal será realizado com a aplicação de testes rápidos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizam a coleta dos materiais para exame nas próprias instituições. Os procedimentos para realização desta testagem seguem a Nota Orientativa 41/2020 da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná.

Campo Largo conta atualmente com seis instituições de longa permanência de idosos, sendo uma pública (municipal) e as demais privadas. Os idosos são grupo de risco para a COVID-19 e por este motivo os gestores das instituições de longa permanência são orientados a definir protocolos rígidos para garantir a segurança dos moradores.